skip to Main Content
Como Aumentar A Produtividade Da Sua Empresa Através Da Sua Liderança? Parte 1

Como aumentar a produtividade da sua empresa através da sua liderança? Parte 1

4 dicas para ser um líder coach!

A ideia de aumentar a produtividade de sua empresa e a eficiência de sua liderança, muitas vezes gera a imagem de alguém com um cronômetro, sincronizando todas as atividades e com um olhar atento sobre o que cada colaborador está fazendo minuto a minuto.

Henry Ford usou pela primeira vez o talento de um especialista em eficiência para construir carros com mais rapidez e economia e, assim, aumentar a produtividade de sua empresa. O resultado disso foi uma linha de montagem onde o mesmo movimento era repetido várias vezes para eliminar qualquer movimento desperdiçado.

Você não tem que trabalhar em uma linha de montagem para tirar proveito das dicas de economia de tempo que as grandes montadoras e fábricas lhe oferecem. Porém, ao reservar um pouco de tempo para planejar e preparar os processos produtivos e operacionais do seu negócio, você pode encontrar horas extras no seu dia para concluir o trabalho que deseja fazer e ainda se divertir. Estes exercícios úteis e eficazes só serão benéficos se você for produtivo e eficiente com seu tempo.

Victor Hugo disse: “Aquele que todas as manhãs planeja as tarefas do seu dia e segue esse plano, carrega um fio que o guiará pelo labirinto da vida, por mais agitada que esta seja”.

Sendo assim, resolvemos escrever uma série de 3 artigos sobre Como Aumentar a produtividade de sua Empresa através da sua Liderança, onde listamos diversas maneiras de usar seu tempo de uma forma extremamente positiva e eficiente.

Vamos às 4 primeiras dicas:

  1. Planeje o seu trabalho 

Planeje o seu trabalho e trabalhe o seu plano. Reserve de 10 a 15 minutos para se planejar no início de cada dia ou no final dos mesmos, onde você irá criar uma lista de tarefas de suas próximas atividades e, assim, você saberá quais serão suas tarefas urgentes e importantes antes de começar o dia.

Esse planejamento antecipado pode economizar mais de uma hora do seu tempo por dia e, consequentemente, aumentar o seu nível de produtividade na gestão da empresa.

Como fazer isso?

Pare agora mesmo – apenas por um momento – e decida qual o horário do dia será melhor você reservar para realizar este planejamento. Quer seja às 6h da manhã ou à meia-noite, comprometa-se com um período de tempo agora, não deixe para depois. E, principalmente, cumpra-o.

  1. Use o seu tempo de forma eficiente

Seja produtivo com seu tempo. Lembre-se, todos nós temos exatamente o mesmo número de horas por dia. Pessoas como,  Michelangelo, Madre Teresa, Leonardo Da Vinci, Albert Einstein e Steve Jobs, realizaram muito por seus negócios e vidas tendo a mesma quantidade de horas por dia que temos para realizar.

Como fazer isso?

Você pode usar o tempo entre cada compromisso para estudar sobre como aprimorar as diversas formas e utilizar as ferramentas da atualidade para aumentar a produtividade de sua empresa. Observe as atividades que preenchem seu dia e determine maneiras pelas quais elas poderiam ser feitas de maneira mais eficiente, ou mesmo aquelas que podem ser eliminadas.

Ao eliminar minutos de várias tarefas ao longo do dia, você conseguirá liberar um bloco maior de tempo todos os dias. Pense em algumas maneiras pelas quais você pode economizar tempo em sua programação diária. Temos certeza que você já sabe como fazer isso. Bora lá?

  1. Use suas horas mais produtivas para suas tarefas mais importantes

Alguns de nós são madrugadores e outros são corujas. Se você precisar de tempo para acordar e realmente começar o dia, não tente forçar um horário no início da manhã. Pergunte a si mesmo: “O que preciso fazer hoje para me sentir completo?” E “Quando sou mais produtivo?”

Concentre-se mais no que é importante e diminua a velocidade. Gaste 20% do seu dia nas tarefas mais importantes e você conseguirá 80% de seus resultados mais extraordinários.

Amo fazer isso?

Defina uma meta diária que você considere primordial para alcançar os resultados que você precisa e decida em que horas do dia você terá mais energia ou criatividade para realizar o trabalho. Utilize esse tempo exclusivamente para o seu objetivo. Pegue uma folha agora mesmo, defina uma meta e liste cada tarefa a ser realizada para o alcance da mesma. Você precisa fazer isso agora, vamos lá?

  1. Priorize suas atividades mais importantes

Anote as tarefas importantes e coloque-as em ordem de prioridade. Concentre-se apenas nos três projetos mais importantes e defina: Quais dessas 3 é a tarefa mais urgente?

  1. Se eu puder realizar apenas um item hoje, qual será?
  2. Esta atividade é a melhor utilização do meu tempo, conhecimento, criatividade e experiência?

Concentre-se na atividade que você considerou mais importante até terminar. Depois de concluir essa tarefa, verifique novamente suas prioridades e enfrente a próxima mais importante. Esse processo leva a um maior senso de realização no final do dia. Agende compromissos consigo mesmo para trabalhar nos projetos que são mais importantes para você.

Como fazer isso?

Pense nas tarefas que você deseja realizar e escreva as três principais aqui em ordem de importância, e então mãos a obra para realizar a que você considerou a mais urgente.

Lembre-se: Para você ser um Líder Coach em sua empresa, primeiro você tem que ser coach e liderar a si mesmo. Sendo assim, deixaremos você com uma pergunte:

O que você pode fazer para aumentar o seu nível de produtividade hoje mesmo como gestor ou dono de um negócio, para depois replicar para suas equipes, de modo a aumentar a produtividade da mesma?

Pense nisso e não perca o nosso próximo artigo da série: Como aumentar a produtividade da sua empresa através da sua liderança?

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top