skip to Main Content

POR QUE A GESTÃO FINANCEIRA É TÃO IMPORTANTE PARA OS NEGÓCIOS?

A Gestão Financeira de uma empresa abrange mais do que manter um conjunto preciso de livros e balanceamento da conta corrente de seu negócio. Você deve gerenciar suas finanças para que você não gaste desnecessariamente e assim continue preparado para todas as despesas fixas e variáveis de seu empreendimento, bem como para distribuir os lucros entre os sócios.

Suas responsabilidades de gerenciamento financeiro afetam todos os aspectos do seu negócio. Uma empresa que vende bem, mas tem má gestão financeira pode falhar. Isto é um fato mais comum do que a maioria dos empreendedores imaginam.

Por isso neste artigo vamos falar sobre a importância da gestão financeira para os negócios.

Investimentos

Você pode comprar ativos para gerar renda. Porém, todas as suas avaliações financeiras sobre os custos deste ativo para o seu fluxo de caixa devem equilibrar a quantidade de renda que tal ativo vai produzir em relação ao montante que o mesmo vai custar. Se você gerenciar seu fluxo de despesas de capital de forma eficaz, você não irá sobrecarregar sua empresa, emprestando muito para os ativos que não fornecem renda suficiente para justificar a despesa.

Fluxo de Caixa Operacional

Você deve gerenciar seu fluxo de caixa para que sua empresa sempre tenha o suficiente em mãos para pagar despesas fixas, tais como, aluguel, utilitários, telefone, luz e água, folha de pagamento e suprimentos. Isso significa que você deve olhar para os meses futuros e observar quando você receberá suas faturas de vendas e comparar isso com as datas de vencimento de suas contas a pagar.

Você pode gerenciar seu fluxo de caixa encurtando a quantidade de tempo que você dá aos clientes para lhe pagar e renegociando as datas de vencimento com os fornecedores. Se você deixar de gerenciar o fluxo de caixa de forma eficaz, você pode não ser capaz de pagar as despesas e manter sua empresa operando.

Redução das Despesas

Uma das suas responsabilidades da gestão financeira de sua empresa é manter os custos o mais baixo possível. Você pode negociar preços mais baixos com seus fornecedores, reduzir o número de funcionários em sua empresa, reduzir o uso de energia e comprar materiais de escritório no atacado. Se você não monitorar e gerenciar todos os seus custos, sua empresa sempre terá que aumentar as vendas drasticamente para pagar as despesas crescentes.

Planejamento tributário

A legislação tributária no Brasil é muito complexa e afeta diretamente a gestão financeira de uma empresa, pois a mesma não pode deixar de cumprir com cada uma de suas obrigações fiscais. Isso implica, por exemplo, na formação dos preços dos produtos ou serviços oferecidos ao consumidor final.

Sendo assim, uma das funções principais da gestão financeira empresarial inclui o planejamento tributário para o devido cálculo das alíquotas e o pagamento dos impostos. Isso envolve certificar-se de que você terá dinheiro em caixa para pagar os impostos apurados a cada mês ou a cada trimestre.

A concorrência no mundo corporativo é selvagem, e a sustentabilidade financeira de uma empresa depende também da redução de seus custos fiscais para que a mesma se mantenha competitiva em seu mercado de atuação.

O Planejamento Tributário é mais que uma necessidade, é um fator de sobrevivência para uma empresa que planeja o crescimento e a longevidade corporativa. Por isso, é uma ferramenta indispensável para a gestão financeira empresarial.

E você, como é a gestão financeira de sua empresa? Você tem trabalhado estes 4 importantes aspectos de modo à ter sucesso total na gestão do negócio? Você sabia que o contador é um parceiro fundamental para que a gestão financeira de sua empresa seja bem sucedida?

Compartilhe sua experiência conosco. E se precisar de ajuda, é só entrar em contato.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top