Como definir gastos fixos e variáveis em sua empresa?
Como definir e calcular os gastos fixos e variáveis na minha empresa?
Aprenda o que é necessário considerar e veja os principais passos para a definição e cálculo dos seus gastos fixos e variáveis.
A compreensão clara dos gastos fixos e variáveis associados à empresa é um fator diretamente ligado ao sucesso ou ao fracasso de qualquer empresa.
Afinal, estabelecer uma boa organização financeira é crucial para a empresa que deseja prosperar, e a definição e controle dos gastos são tarefas imprescindíveis para ter um setor financeiro de sucesso.
Se você está procurando compreender os gastos fixos de uma empresa e diferenciá-los dos gastos variáveis, este artigo é para você.
Iremos explorar tudo que você precisa saber. Confira agora!
O que são os gastos fixos e variáveis?
Antes que você possa começar a separar os gastos fixos e variáveis, e fazer seus cálculos, é necessário ter pleno conhecimento do que um gasto representa e como funciona a sua categorização.
Gasto é todo o dinheiro que uma empresa tira do caixa para investir em seus serviços ou produtos.
Ou seja, esses valores podem ser categorizados em custos operacionais, despesas e investimentos, e, às vezes, um gasto pode até se tornar um bom investimento ou uma despesa.
Quanto à definição de gastos fixos e variáveis, as categorias dizem respeito, principalmente, à constância do gasto.
Gastos fixos são aqueles que tendem a permanecer os mesmos, ou seja, permanecem constantes independentemente da quantidade de produtos ou serviços produzidos.
Já os gastos variáveis dependem diretamente da quantidade de produtos ou serviços produzidos, como matéria-prima. E, obviamente, podem sofrer grandes variações de mês a mês.
Como definir corretamente gastos fixos e variáveis?
Para identificar os gastos fixos, liste os valores que permanecem constantes em um período específico, independentemente da produção ou do volume de vendas da empresa.
Alguns exemplos claros de gastos fixos são:
- Aluguel;
- Salários;
- Serviços com contratos – telefone fixo, internet, seguros, etc.
Já em relação aos gastos variáveis, considere o que muda dentro do mês tendo como base suas atividades.
Basicamente, eles dependem da produção ou dos serviços, logo, se houver um aumento na demanda, os gastos variáveis também aumentarão.
Alguns exemplos de gastos variáveis são:
- Matéria-prima;
- Salários;
- Luz, água, eletricidade;
- Entre outros.
Como calcular os gastos fixos e variáveis?
O primeiro passo para calcular os gastos é identificar todos os custos associados à atividade da sua empresa.
Liste todos os gastos que sua empresa incorre todos os meses. Categorize esses valores como fixos ou variáveis.
Para te ajudar no cálculo, use dados dos meses anteriores e acompanhe o histórico. Assim, você poderá analisar se os custos flutuam em determinados períodos.
Com um banco de dados e uma análise mensal, você será capaz de acompanhar o efeito sazonal de sua atividade, o que também facilitará cálculos futuros.
Considere todos os custos fixos, em seguida, some o número de itens produzidos. Divida o custo fixo pela quantidade de itens produzidos e, por fim, multiplique o resultado por 100.
Para calcular os gastos variáveis, tudo o que você precisa fazer é somar todos os valores variáveis em um determinado período, e, em seguida, dividir o total das despesas variáveis pelo volume de produção.
O apoio especializado pode facilitar e agilizar o processo!
Calcular os gastos fixos e variáveis não é uma tarefa difícil, mas pode se tornar complexo manter um registro de todas as despesas, principalmente quando vários departamentos e processos implicam gastos mensais em uma organização.
Além de toda a cautela que o processo exige, estar preparado para identificar os gastos corretamente e saber como utilizar o cálculo para buscar economia é fundamental.
É por isso que a melhor escolha para a sua empresa é ter o apoio de profissionais capacitados.
Então fale conosco e conte com a nossa experiência para o cálculo correto dos seus gastos fixos e variáveis!
CLIQUE AQUI E TENHA UM CONTROLE FINANCEIRO DE SUCESSO EM SUA EMPRESA!