skip to Main Content
Como Montar Um Planejamento Estratégico Perfeito Para A Sua Empresa

Como montar um planejamento estratégico perfeito para a sua empresa

Guia prático de como montar o planejamento estratégico 2023

Um planejamento estratégico bem estruturado é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Mas, como montar um planejamento estratégico perfeito para a sua empresa? É o que veremos a seguir!

Como o próprio nome indica, o planejamento estratégico é um processo que visa planejar o futuro da empresa. Para isso, é fundamental que o empreendedor identifique os objetivos a serem alcançados, bem como os obstáculos que deverão ser superados.

Além disso, é importante levar em consideração as tendências do mercado e as trajetórias das concorrentes. Tudo isso deve ser traduzido em uma estratégia de negócios bem definida, que deve ser seguida à risca.

Uma das principais vantagens de se ter um planejamento estratégico é que ele ajuda a ter clareza dos objetivos a serem alcançados. Isso é crucial, pois sem objetivos bem definidos fica muito mais difícil mensurar o sucesso ou fracasso da empresa.

Além disso, o planejamento estratégico também permite otimizar o uso dos recursos disponíveis. Isso é importante, pois é comum empresas investirem em ações que não trarão retorno algum, o que representa um desperdício de recursos.

Mas como elaborar um planejamento estratégico perfeito para sua empresa em 2023? Veja o passo a passo a seguir!

Passo 1 – Defina a visão de sua empresa

Uma declaração de visão é uma descrição escrita de como sua empresa será no futuro. Ela descreve o que os clientes experimentarão com sua empresa e como sua ela será diferente das outras. 

Sua declaração de visão deve ser curta e poderosa, e deve responder a estas três perguntas: O que devemos fazer? Para quem estamos fazendo isso? Como o fazemos? Sua declaração de visão será a base de seu plano estratégico, por isso é importante acertar.

Passo 2 – Identifique os pontos fortes e fracos de sua empresa, bem como suas ameças e oportunidades

Esse é o momento de fazer um diagnóstico completo de sua empresa, o que será fundamental para que você entenda como estão suas finanças, seus processos, a satisfação dos seus clientes, engamento dos funcionários, etc.

Para isso, utilizar a análise SWOT pode ser uma boa estratégia. Afinal, ela busca verificar:

  • Strenghts: suas forças;
  • Weaknesses: suas fraquezas;
  • Opportunities: suas oportunidades; e
  • Threats: suas ameaças.

Passo 3 – Estabeleça metas e objetivos alcançáveis

É importante estabelecer metas e objetivos que ajudarão sua empresa a alcançar sua visão e fornecer valor para os clientes. Também é importante estabelecer metas SMART, que são específicas, mensuráveis, realizáveis, realistas e com prazo determinado.

Passo 4 – Desenvolva estratégias para atingir seus objetivos

Estratégias são as ações que você tomará para atingir seus objetivos. É importante criar estratégias que sejam realistas e viáveis e que façam sentido, dados os pontos fortes e fracos de sua empresa.

Para isso você pode usar a técnica 5w2h, que representa:

  • What (o que será feito?)
  • Why (por que será feito?)
  • Where (onde será feito?)
  • When (quando será feito?) 
  • Who (por quem será feito?)
  • How (como será feito?) 
  • How much (quanto vai custar?)

Além disso, é fundamental estabelecer e acompanhar indicadores de desempenho, como:

  • Ticket Médio
  • Indicadores de Lucratividade
  • Retorno Sobre Investimento (ROI), etc.

Passo 5 – Monitore e avalie o progresso

Certifique-se de acompanhar seu progresso e fazer os ajustes que forem necessários. Pode ser útil criar um painel de controle da empresa ou ter um processo de revisão anual para acompanhar seu progresso. 

Você também deve criar um plano de como irá monitorar e avaliar seu progresso. Certifique-se de reavaliar suas metas e objetivos a cada seis meses ou a cada ano.

Conte com o apoio da nossa contabilidade especializada

Como vimos, o planejamento estratégico é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Se você deseja montar um planejamento estratégico perfeito para a sua empresa em 2023, conte com a nossa contabilidade.

Somos especialistas em assessoria contábil e tributária e podemos te ajudar a alcançar os seus objetivos.

Fonte: Abrir empresa simples

CLIQUE AQUI FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top